O nutricionista para a empresa assegura alimentação saudável, previne doenças, melhora a produtividade dos colaboradores e traz bem-estar no ambiente corporativo. Neste artigo irei apresentar a importância de um nutricionista para empresas.
A IMPORTÂNCIA DE UM NUTRICIONISTA PARA EMPRESAS
O papel do nutricionista para empresas é extremamente importante ao garantir a saúde e bem-estar dos seus colaboradores pois ele promove benefícios a todos os envolvidos. Esse profissional tem habilidade e experiência na alimentação equilibrada, prevenindo doenças e aumentando a produtividade no ambiente corporativo com cardápios saudáveis e promoção da segurança alimentar.
Além disso, o nutricionista ajuda a diminuir o absenteísmo e melhora o clima organizacional. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ressaltam a importância do nutricionista para empresas assegurando o equilíbrio na saúde alimentar dos colaboradores, saiba clicando aqui. [N1] A nutricionista Mônica Stockler, especialista em tratamento personalizado e humanizado e, que realiza ao longo da sua carreira, a consultoria no programa de acompanhamento individual e empresarial, valida a presença do profissional em refeições coletivas, como forma da empresa se preocupar com o bem-estar de cada indivíduo.
Tratamento personalizado e humanizado faz toda a diferença
O grande diferencial da nutricionista Mônica é o acompanhamento de seus pacientes com zelo e olhar personalizado para às necessidades nutricionais e o cotidiano alimentar, respeitando os sinais de fome e saciedade, considerando o prazer que existe em comer associado ao equilíbrio, longevidade, saúde e bem-estar.
“É um tratamento nutricional humanizado aprofundado a cada consulta sobre a consciência ao comer, por ferramentas de Mindful Eating, análise clínica e metabólica através do exame de sangue, cálculo do estado nutricional, composição corpórea por meio de orientações para a auto aferição de medidas corpóreas simples e organização da rotina alimentar conforme as necessidades de cada paciente” apresenta Mônica. Para maior entendimento e facilidade da adesão ao tratamento, não se trabalha com o conceito de dieta, que pode somente enfatizar o temido “efeito-sanfona”. A nutricionista utiliza ferramentas práticas e dinâmicas de Mindful Eating, o “comer consciente”, que respeita todos os aspectos que envolvem a alimentação, como os fatores emocionais, de convívio social e o prazer em comer.
Atendimento online é uma excelente opção para consultas assertivas sem sair de casa
Em tempos de pandemia, os atendimentos online se tornaram opções viáveis para quem buscava atendimento personalizado e eficiente. O desempenho e a aceitação foram positivas e se mantêm até os dias atuais pela facilidade na combinação de agendas, sem contratempos e despesas de deslocamento. “Antes de iniciar o tratamento, é realizada uma sessão estratégica para acolher os pacientes. Em parceria com a endocrinologista Dra. Fernanda Machado, realizamos os cuidados em conjunto para os pacientes na metodologia de atendimento online. Também é oferecida a mesma estratégia para empresas que desejam firmar parcerias na promoção da saúde corporativa”, disse Mônica, que associa seu atendimento com a de outros profissionais visando o todo para a saúde física e emocional.
Os pacientes com condições especiais precisam de atenção redobrada!
Há pacientes que apresentam condições especiais, como a terceira idade, obesos, enfartados ou com doenças concomitantes. Esses indivíduos podem ter prazos diferentes para perda de peso. Mônica relata que nesses casos específicos, pode ser necessário renovar o plano de tratamento, devido às condições clínicas, a fim de garantir uma evolução significativa do quadro. Por isso, é fundamental o acompanhamento com o nutricionista.
O case de sucesso inspirador da nutricionista é referente a uma paciente com obesidade que, há aproximadamente um ano, realiza o tratamento por meio das ferramentas de alimentação consciente. “Com a assistência da equipe multidisciplinar, que incluiu cardiologista, endocrinologista e fisioterapeuta, além do tratamento nutricional, conseguimos regularizar a pressão arterial e reduzir a dose de medicamentos, tanto para a pressão arterial quanto para o diabete tipo 2. A glicemia caiu de 140 para 81, a insulina de 16,3 para 15,1 e hemoglobina glicada de 7,0 para 5,5. Durante esse período de um ano, ela perdeu 13 kg, indo de 106,3 kg para 93,3 kg”, relembra Mônica. “Atendo uma paciente submetida à cirurgia bariátrica realizada pela Dra. Fernanda que precisou das devidas orientações dietéticas e de suplementação nutricional no quadro pós-cirúrgico. Considerando a cirurgia e dieta, ela perdeu 20kg em 2 meses. A paciente evoluiu sem queixas de sintomas ao longo desse processo devido à suplementação nutricional e atendimento humanizado com o meu contato à disposição”, ressalta a nutricionista sobre a importância do acompanhamento dos seus pacientes, mesmo à distância.
O nutricionista na empresa promove a saúde e bem-estar dos colaboradores
Se o atendimento individual permite o acompanhamento em cada consulta, na consultoria do ambiente corporativo não seria diferente. O nutricionista cumpre com a importante papel na alimentação coletiva, sendo responsável por garantir que a alimentação fornecida atenda às necessidades nutricionais dos indivíduos, além de planejar, organizar, avaliar e supervisionar todos os serviços, de modo a garantir os padrões higiênico-sanitários apropriados, como controle de temperatura, estoque, coleta de amostras, dentre outras atividades, como também os devidos treinamentos e higiene da equipe responsável pelo preparo das refeições. A nutricionista presta consultoria para diversas empresas, incluindo Mectron, Sam’s Club, Leroy Merlin (Figura 1) e escritórios regionais de pequeno porte, como escritório de contabilidade ou administrativo. Com sua experiência, Mônica ressalta a importância de que o cardápio elaborado considere as necessidades dos funcionários, características como o sexo, a faixa etária e o estado nutricional da equipe, para que atenda, da melhor forma possível, as necessidades nutricionais. Saiba mais sobre a importância do nutricionista na empresa, clicando aqui.
No ambiente colaborativo o nutricionista elabora cardápios que atendam condições específicas de restrição alimentar
O nutricionista na empresa deve atender às necessidades de casos específicos, com alternativas apropriadas para colaboradores alérgicos, obesos ou vegetarianos/veganos, respeitando e acolhendo a todos. O cardápio deve ser adequadamente planejado, considerando o volume de funcionários, a administração do controle de estoque, o número de profissionais necessários para conduzir com o preparo apropriado e prevenir os desperdícios. Devemos considerar também as características sazonais dos alimentos e os aspectos culturais, importantes para a melhor apreciação das refeições coletivas.
A essência do nutricionista não é somente com as necessidades nutricionais, mas sim do prazer em comer, e as considerações para o convívio social, de forma que o indivíduo aprenda como conduzir sua alimentação e quais escolhas coordenar em todas as circunstâncias da sua rotina alimentar.
Artigo revisado por Mônica Stockler. Mônica possui mais de 14 anos de experiência em consultório clínico, pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética e é especializada na estruturação da rotina alimentar, adesão alimentar e tratamento de pacientes com necessidades especiais, como hipertensão, diabete, doenças autoimunes, entre outras. Na área esportiva, atua com atletas profissionais, performance, suplementação e desempenho. Na área de cardiologia, atuou de 2018 a 2022 no ambulatório de cardiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Presta consultoria como nutricionista para empresas em todo o Brasil.
Saiba mais sobre o atendimento humanizado, personalizado e de excelência da nutricionista Mônica Stockler em @soumonicastockler.